Seguidores

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Instituto Ricardo Brannand - Recife/PE


Um lugar lindo para apreciar.

Visitamos este museu em 2013 e certamente, alguém que esteja de passagem por Recife não pode deixar de visitar. Localizado na Zona Oeste do Recife, este espaço foi eleito o melhor museu da América do Sul em ranking divulgado pelo site de turismo TripAdvisor e um dos grandes influentes, onde por ele já passaram o príncipe herdeiro da Dinamarca e o rei da Holanda.

O museu foi inaugurado em 12 de setembro de 2002, é formado por três edificações, com uma área de 18 mil hectares: o Castelo São João, que abriga a coleção de armas adquiridas por Ricardo Brennand ao longo de sua vida; a Pinacoteca, com capacidade para três exibições simultâneas; e a Galeria, onde são realizadas as exposições itinerantes e eventos como casamentos. O primeiro prédio a ser construído foi o castelo, quando Brennand percebeu que não conseguia mais manter todas as suas peças em casa.




Em 1996, o então pequeno colecionador  Ricardo Brennand resolveu construir é o museu de armas no Engenho São João da Várzea, onde funcionava a primeira fábrica de cerâmica da família,  uma réplica de um castelo francês gótico, combinando com o tema de sua coleção. O Castelo São João tem mais de 3 mil armas expostas, que Ricardo vem colecionando desde o seus 12 anos. São canivetes, adagas, espadas, armaduras, balestras [espécie de arco e flecha], e outros tipos de armas vindos de vários países do mundo, como Inglaterra, França, Itália, Egito, China e Índia. Inclusive, a peça mais antiga do IRB se encontra no castelo: um sarcófago romano do século 15.

A 14 Km do centro da capital pernambucana, localizada em uma área periférica da cidade, o IRB recebeu mais de 2 milhões de visitantes desde sua inauguração, com uma média anual de 150 mil pessoas.

10 atrações imperdíveis do instituto:

David, de Michelangelo:




O Pensador, de Rodin:
O Pensador, de Rodin, no Instituto Ricardo Brennand (Foto: Divulgação/IRB)
                                                                    Foto: Divulgação/IRB
A Dama e o Cavalo, de Botero: 

O cachorro com armadura
Uma das partes mais marcantes do museu de armas é o cão com armadura (Foto: Débora Soares/G1)
                                                                     Foto: Débora Soares G1
Espadas do Rei Faruk I

Fuzis de D. Pedro I e D. Pedro II

Raro Frans Post
Quadro Forte Frederick Hendrik, de Frans Post, no Instituto Ricardo Brennand (Foto: Reprodução/Instituto Ricardo Brennand)
                                                                     Foto: Reprodução/IRB
Tapeçarias com desenhos de Eckhout
Tapeçarias com desenhos de Eckhout no Instituto Ricardo Brennand (Foto: Débora Soares/G1)
                                                                   Foto: Débora Soares G1
Relíquias do Brasil Holandês





Exposição de Obras de Cera



Para uma melhor observação do museu indicamos a visualização por meio do site http://www.tourvirtualbrasil.com.br/, muito. Esperamos que gostem, super indicado =D .
Fonte: G1 Nordeste g1.globo.com/pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário